- Área: 284 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:César Béjar
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado dentro de uma destilaria de tequila em Jalisco o qual além de ser o lugar onde se destila a maior parte da tequila do mundo, é um lugar caracterizado por sua beleza paisagística e por muitas tradições.
A intenção fundamental do projeto é criar de um espaço de exibição, degustação e armazenagem para a reserva seleta de tequila do cliente.
Foi muito significativo entender o esforço que existe por trás da elaboração de uma garrafa de tequila, sobretudo a importância que possuem os artesãos no processo de elaboração e a maneira a qual convergem as técnicas tradicionais com as da última geração na elaboração deste produto tão representativo e icônico do México.
"O TERRAÇO DESTILARIA" procura refletir a convergência entre o tradicional e o contemporâneo, com esse objetivo em mente foi sumamente importante o uso da mão de obra e experiência dos artesãos locais onde a escolha e uso dos materiais (aço, madeira, concreto, granito, mármore e pedra própria da região) são uma analogia do processo tradicional na fabricação de tequila, que termina refletindo o "orgulho" que se tem da sua elaboração.
Arquitetonicamente, o projeto é um conjunto de duas partes, o primeiro, um elemento TECTÔNICO, o "TERRAÇO" uma planta livre em estrutura de aço-madeira apoiada sobre uma coluna metálica e dois muros revestidos em pedra própria da região (uma referência a Mies Van der Rohe) onde são realizados diferentes eventos sociais e de promoção da destilaria de tequila. O segundo elemento ESTEREOTÔMICO, a "ADEGA" uma grande caixa de concreto escavada com características adequadas para o armazenamento, proteção e exibição da reserva seleta de barris de tequila do cliente.